quinta-feira, 31 de maio de 2018

AVENIDA IPIRANGA x AVENIDA SÃO JOÃO


O encontro de avenidas mais famoso de São Paulo é, sem dúvida, a esquina da Ipiranga com a São João. Imortalizado na música “Sampa” de Caetano Veloso, o ponto era e continua sendo um dos mais frequentados da cidade.

Conhecido no mundo musical, o Bar Brahma ainda permanece no mesmo local desde sua fundação, em 1948. Exatamente na esquina, no “coração da cidade” como o próprio se define, o estabelecimento reunia ilustres frequentadores como Jânio Quadros, Fernando Henrique Cardoso, Adoniram Barbosa, Ari Barroso, entre outros. Hoje, é reduto de shows de clássicos da MPB e tem atrações do nível de Demônios da Garoa e Cauby Peixoto, além de outros grandes grupos e intérpretes.


Construções históricas podem ser contempladas no decorrer das duas avenidas. A Ipiranga, que antes era apenas uma rua, traz arquiteturas que fazem parte de cartões postais e da mente dos paulistanos. O Edifício Itália e o Copan enfeitam a paisagem e enchem os olhos de todos os habitantes que por ali passam e o Cine Ipiranga ainda traz o clima do cinema de rua que antes dominava vários pontos do centro.

Já a Avenida São João é residência do local que reúne as mais diversas tribos – a Galeria do Rock. Agregando os amantes musicais dos mais variados estilos e idades, nos andares da galeria são vendidos os mais variados CD’s, discos, roupas, acessórios e, claro, tudo que possa remeter ao Rock n’ Roll.

Sede de edifícios históricos como o Martinelli, por exemplo, a São João ainda traz a Galeria Olido, um dos mais importantes espaços culturais paulistanos com exposições, cinema, teatro e mais uma infinidade de atividades para paulistanos e turistas.

Bateu a fome? Pode passar em um pequeno boteco com apenas um balcão e alguns bancos para acomodação. Não animou com a descrição? Mas temos que ressaltar que no número 633 da São João funciona a famosa e premiada Casa da Mortadela, que delicia os seus assíduos frequentadores há mais de 25 anos.

Contudo, é necessário discordar um pouco dos versos de Caetano, afinal quando se cruza a Ipiranga com a São João não acontece algo só com o coração – seria uma completa injustiça ignorar a satisfação completa que este local pode proporcionar e que obtém grande êxito.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: