quinta-feira, 31 de maio de 2018

CAPELA DO MORUMBI

Capela do Morumbi. Foto: Divulgação.

A Capela do Morumbi situa-se em um terreno da antiga Fazenda do Morumbi, localizada no bairro de mesmo nome, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. As visitas, com entrada gratuita, são orientadas e em grupos devem ser agendados pelo telefone.

O local faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, que é um museu diferente dos convencionais. O acervo é composto por conjuntos arquitetônicos construídos a partir do século XVII até o século XX e estão espalhados por diversos pontos da cidade, formado atualmente por 13 edifícios. O museu foi criado em 1993 e, desde então, é administrado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo, o intuito é preservar a memória das técnicas construtivas dos séculos passados.

Capela do Morumbi. Foto: Divulgação.

Até hoje não se sabe ao certo a origem da capela, por falta de documentos detalhados que comprovem a verdadeira história. No entanto, existem três hipóteses sobre o local: a primeira é que era consagrada a São Sebastião dos Escravos; a segunda que era um local, provavelmente uma capela, onde ficavam as sepulturas dos proprietários da fazenda; e a terceira que seriam somente ruínas de um paiol.

Em meados do século XX, visando valorizar o terreno da fazenda, o arquiteto Gregori Warchavchik, considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, foi contratado para construir a Capela do Morumbi. Feita com alvenaria e tijolos a partir das ruínas de taipa de pilão do século XIX, a obra mistura o arcaico e o moderno. Nas paredes do batistério, em afresco, existe uma representação da cena do batismo de Cristo e anjos com fisionomias de índio. Até 1975 a capela ficou fechada e, nesse mesmo ano, passou a ser considerada um bem do município e de responsabilidade direta do Departamento do Patrimônio Histórico.

Em 1979, o local passou por mais uma obra, que incluiu uma copa e sanitários no espaço. A parte central foi transformada em sala de espetáculos para a realização de atividades culturais. A partir de 1980, foi aberta ao público e começou a receber eventos culturais, como exposições fotográficas, concertos musicais e exposições de artes plásticas. Em 1991, passou a sediar exposições que relacionam a arte contemporânea e o patrimônio histórico. O museu disponibiliza os catálogos das exposições on-line no site.

Capela do Morumbi. Foto: Divulgação.

Serviços:

End.: Av. Morumbi, 5387
Morumbi – zona Sul – São Paulo
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Tel.: (11) 3772-4301.

Grátis.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: