quinta-feira, 31 de maio de 2018

CASA DO SÍTIO DA RESSACA


Localizada no bairro do Jabaquara, a Casa do Sítio da Ressaca é uma construção bandeirista do período colonial brasileiro. A casa foi construída, provavelmente, em 1719, como atestam suas portas, batentes e algumas de suas telhas.

O Sítio da Ressaca recebeu esse nome em 1780, possivelmente por ser banhado pelo córrego Barreiro, mais conhecido como Fagundes e Ressaca. O seu primeiro proprietário foi o Sargento-Mór Lopes de Medeiros, contudo o nome até então da propriedade era Piranga.

Registros constam que, em 1716, Maria de Vasconcelos mandou construir ali uma casa, contudo não provam se esta seria a mesma que permanece até hoje. A Casa do Sítio da Ressaca possui algumas particularidades em relação aos demais exemplares de casas de bandeirantes existentes na cidade. Sua planta é assimétrica, tem um único alpendre não centralizado na fachada principal e o telhado de duas águas.

Em 1969, o sítio foi loteado pelo seu último proprietário, Antonio Cantarella, responsável pela urbanização do bairro do Jabaquara. Esta modificação coincidiu com a chegada do metrô à região e a desapropriação de mais de um terço da área para instalação do seu pátio de manobras.

Somente em 1978 a casa foi desapropriada. A partir dessa data começaram as obras de restauração, que duraram até o ano seguinte. Contudo, em 1986 houve um incêndio parcial na propriedade, o que levou a novas obras de restauração e conservação em 1987, 1988, 1990 e 2002.

Serviço:


End.: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara – Zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 5011-7233.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: