quinta-feira, 31 de maio de 2018

CASA DO TATUAPÉ


Casa do Tatuapé. Foto: Caio Pimenta/SPTuris

O lugar é uma das preciosidades históricas da cidade, e fica bem no coração da zona leste. A casa foi construída em 1698, segundo consta o registro que comprova a construção do imóvel. No início do século XIX o terreno abrigava uma olaria que produzia exclusivamente telhas. Com o desenvolvimento econômico resultante da imigração italiana, o lugar também passou a produzir tijolos.

Por volta de 1970 o imóvel foi adquirido pela prefeitura da cidade de São Paulo, o que possibilitou que o espaço se tornasse objeto de estudo para arqueólogos, sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), em projeto realizado pelo Museu Paulista da USP. Posteriormente a casa passou por obras de restauro e conservação.

A casa foi aberta para visitação em 1981, já com o nome Casa do Tatuapé. O imóvel passou por nova reforma para conservação em 1991 e no ano seguinte foi reaberta para população. O espaço recebe exposições, atividades sócio culturais, além de visitas monitoradas. Um dos destaques é o piso de terra batida em um dos cômodos, conservado após a intervenção arqueológica na casa.

Serviços :


Rua Guabiju, 49
Tatuapé, zona Leste – São Paulo
Tel.: (11) 2296-4330


SHARE THIS

Author:

0 comentários: