quinta-feira, 31 de maio de 2018

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - CCBB

Fachada do CCBB. Foto: Jefferson Pancieri /SPTuris

Inaugurado em 2001 pelo arquiteto Luiz Telles, o Centro Cultural Banco do Brasil é um dos polos culturais de São Paulo, concentrando diversas atividades artísticas como exposições, cinema, teatro, literatura, dança e música.

Localizado na região central da cidade, na esquina da Rua da Quitanda com a Rua Álvares Penteado, o edifício do CCBB foi construído cem anos antes e adquirido pelo Banco do Brasil em 1923.

Graças ao restauro do arquiteto Hippolyto Pujol, o espaço ainda preserva características arquitetônicas do início do século – da Belle Époque Paulista, período de influência francesa – como platibandas (faixas horizontais no superior do prédio) e mansardas (janelas sobre o telhado).

Também são notáveis a estrutura de concreto armado (uma inovação na época), a grande área das janelas emolduradas por pilastras monumentais, o vão interno que atravessa todos os andares, iluminado por uma claraboia, além do busto do deus grego Mercúrio, o deus do comércio, embaixo das iniciais “BB” do banco.

Com mais de 4 mil m² distribuídos em quatro andares e um subsolo, o local possui salas de exposições, auditório, loja e cafeteria, para uma leve refeição entre uma mostra e um espetáculo.

Localizado no coração da cidade, o CCBB de São Paulo encontra-se em uma área de fácil acesso: fica próximo às estações Sé e São Bento, da linha 1-Azul do Metrô, e também perto de várias linhas de ônibus da SPTrans que passam por ali.

Quem ficou curioso possui seis dias na semana (fechado às terças) para participar de oficinas e workshops, além, é claro, de conferir uma rica programação cultural a preços acessíveis e até mesmo gratuita.

Serviços:


End.: Rua Álvares Penteado, 112 – Sé – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Tel.: (11) 3113-3651/ (11) 3113-3652.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: