quinta-feira, 31 de maio de 2018

CONJUNTO NACIONAL

Conjunto Nacional. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Localizado na mais paulista das avenidas, o Conjunto Nacional vive no ritmo de São Paulo. Prestes a completar 50 anos, o complexo abriga lojas, restaurantes, livrarias e apartamentos.

Inaugurado em 1958, o Conjunto Nacional é considerado o primeiro shopping center da América Latina. Construído na época da Avenida Paulista dos grandes casarões, o complexo foi um dos responsáveis por transformar a morada dos barões do café no maior centro financeiro do Brasil.

O local se tornou famoso em São Paulo por receber o renomado restaurante Fasano, onde se realizavam os badalados “jantares dançantes” que agitavam a cidade e recebiam astros da música internacional, como Nat King Cole, Roy Hamilton e Marlene Dietrich. Porém, com a situação política do país se tornando cada vez mais instável após o Golpe de 1964, o Fasano acabou fechando as suas portas em 1968.

Conjunto Nacional. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Atualmente, o Conjunto Nacional é dividido entre o prédio “horizontal”, onde funcionam os estabelecimentos comerciais, e o complexo residencial, localizado no edifício Horsa. O centro comercial abriga a megaunidade da Livraria Cultura, academia, casa de câmbio, drogarias e lojas, além de duas salas do Cine Livraria Cultura – que funciona onde estavam as antigas instalações de outro histórico cinema de São Paulo, o Cinearte. No Conjunto também funciona uma unidade da Caixa Cultural, onde ocorrem exposições e apresentações de dança e teatro.

Se a fome bater, o Conjunto Nacional conta com restaurantes – como o Grill Hall, o Tenda Paulista e o Súbito – e lanchonetes, como a Casa do Pão de Queijo. Na hora do happy hour, uma boa opção é o Restaurante Viena, onde você pode tomar um chope e forrar o estômago com as diversas opções de aperitivos e refeições.

Outra característica marcante do complexo é o grande relógio localizado no alto do edifício Horsa. Construído em 1962, o gigante luminoso que ostenta a marca do Banco Itaú pode ser visto a mais de cinco quilômetros de distância.

Após visitar o Conjunto Nacional, você pode fazer um passeio amado pelos paulistanos: percorrer a Avenida Paulista a pé, conhecendo o pedaço mais ilustre da metrópole.

Conjunto Nacional
End.: Avenida Paulista, 2073
Jardim Paulista – São Paulo – próximo ao Metrô Consolação
Horário de funcionamento:
Centro comercial (piso térreo) – De segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h; 
Edifícios comerciais (Horsas) – de segunda a sexta, das 7h às 22h; sábados, das 7h às 19h.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: