quarta-feira, 30 de maio de 2018

LARGO SÃO BENTO

Mosteiro São Bento. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

O Largo São Bento é um dos espaços públicos mais antigos de São Paulo, que nasceu em 1598, no mesmo local onde se erguia uma pequena capela. Em 1660, o Largo já tinha se expandido ao redor da capela e a Igreja Católica solicitou a construção de um mosteiro.

Esta praça imponente e movimentada no centro da cidade tem um calçadão para caminhadas, bancos, jardins e um chafariz que foi projetado pelo arquiteto francês Fourchon, em 1864. Ele também foi responsável por cercar alguns jardins do Largo com grades de ferro, conforme os modelos europeus da época.
Mosteiro São Bento. Foto: Alexandre Diniz/ SPTuris.

No centro do Largo há o Mosteiro de São Bento, que atrai muitos visitantes pela história e curiosidades do local, como exemplos: o bandeirante Fernão Dias que, por volta de 1650, doou uma grande quantidade de dinheiro para construção do mosteiro e, como agradecimento, seus restos mortais e alguns bens ficaram por lá guardados. Também há uma biblioteca, com mais de cem mil títulos, muitos deles raros e que vieram ao Brasil junto com os monges beneditinos em 1598. O acesso à biblioteca é restrito, mas os interessados podem solicitar uma permissão de visita.

Hoje circulam pelo Largo aproximadamente 80 mil pessoas por dia. Abaixo do Largo há a estação de metrô São Bento, inaugurada em 1975 e revitalizada pela Prefeitura em 1998, em comemoração aos 400 anos da criação do Largo.
Viaduto Santa Ifigênia. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: