quarta-feira, 30 de maio de 2018

MERCADO MUNICIPAL

Mercado Municipal. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Localizado na Rua Cantareira, no Centro Histórico da capital paulista, o Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Repleto de opções de lazer e comércio, o edifício, que possuí mais de oito décadas de história, foi inaugurado em 1933, vindo a substituir o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março.

Com 12.600 metros quadrados, o Mercadão reúne comerciantes de todos os cantos da cidade. Com enorme variedade de produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros e especiarias até refeições e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela, o local, que hoje conta com quase 300 estandes, se tornou ao longo dos anos um característico espaço gastronômico paulistano.

Sua notável arquitetura, marcada por colunas, abóbodas e vitrais, também ajudou a fazer do Mercado Municipal parada obrigatória nos roteiros turísticos. Idealizado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável também pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca, o prédio chama a atenção não só de turistas, mas também de profissionais e estudantes da área. Seus famosos vitrais foram importados diretamente da Alemanha, e abordam temas da agricultura e da agropecuária, como o trabalho cotidiano na terra.


Mercado Municipal. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Entre as centenas de boxes existentes no local, encontra-se o Ateliê Especiarias, loja cuja marca registrada são as biojoias – peças que unem elementos da natureza e conceitos de joalheria. São brincos, colares, pulseiras, bolsas e até roupas exclusivas e diferenciadas, de matéria-prima incomum.

O Mercadão funciona todos os dias, abrindo seus portões às 2h30 para os feirantes e às 6h para o público em geral, e fechando-os sempre às 18h.

Serviço:


End.: Rua Cantareira, 306
Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h.
Tel.: (11) 3313-3365.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: