quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU ANCHIETA

 Museu Anchieta. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Localizado dentro do Pateo do Collegio, o Museu Anchieta é composto por cerca de 700 objetos que integram as coleções, hoje expostas em seis salas e no espaço da cripta.

Confira abaixo o que pode ser encontrado no museu:

– Maquete
Oferece ao visitante a oportunidade de se situar geográfica e historicamente frente ao sentido que tem o espaço para o nascimento da cidade de São Paulo. Iconografia inédita, textos explicativos, mapas e maquete recentemente restaurados estão registrados ali.

– Pia Batismal
A pia batismal simboliza o sentido da missão evangelizadora da Companhia de Jesus junto às populações indígenas.

– Pinacoteca
Conta com doze telas dos séculos XVII, XVIII e XX, todas restauradas.

Museu Anchieta. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

– Arte Sacra
O espaço abriga exemplares da coleção de arte sacra. Dentre as peças, encontram-se mesas de altar, oratórios, crucifixos, relicários, ostensórios, pias de água benta e outros objetos.

– Baldaquino
Apresenta uma única peça, um baldaquino, espécie de dossel sustentado por quatro colunas.

– Companhia de Jesus
Apresenta os pressupostos fundamentais da Companhia de Jesus, sua identidade, seu desenvolvimento ao longo do tempo e o papel que desempenhou no passado.

– Cripta
A antiga cripta da Igreja do Pateo do Collegio constitui hoje mais um espaço do Museu, onde encontram-se reminiscências de paredes construídas no século XVII. O espaço abriga exposições relacionadas ao Pateo do Collegio e à história da cidade de São Paulo.

Curiosidades sobre o museu
O acervo foi constituído a partir de coleções particulares pertencentes a padres residentes na comunidade do Pateo do Collegio, de doações e da devolução de alguns dos objetos que pertenceram originalmente à Igreja e ao Colégio dos Jesuítas.

O local conta ainda com intérpretes de Libras, além de profissionais para tratamento ao público com deficiência intelectual. Há uma entrada especial para cadeirantes, bilheteria acessível e obras em uma altura acessível. Para deficientes visuais, o museu oferece mediação e percurso tátil.

Agendamento de visitas

O Museu Anchieta oferece ainda visitas monitoradas e o agendamento é realizado de terça a sexta-feira, das 8h40 às 16h30, sendo obrigatório para grupos que excedam o número de dez pessoas. Mais informações sobre o agendamento podem ser consultadas no site.

Serviços;


End.: Praça Pateo do Collegio, 2
Sé – Centro – São Paulo (próximo à estação Sé do metrô).
Tel.: (11) 3105-6898.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: