quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DA CULTURA PUC-SP


Com o intuito de criar, preservar, pesquisar e expor acervos que ativem memórias e imaginários, o Museu da Cultura, situado na Universidade Puc-SP,funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, com atividades culturais, acadêmicas e acervo de coleções: indígenas, temáticas, fotos e vídeos.

O museu teve início em 1991, no Departamento de Antropologia. Em 1994, foi reconhecido pela universidade, passando a ser de responsabilidade da Faculdade de Ciências Sociais. Em 1999, ganhou um espaço físico, onde se localiza atualmente.

Entre as dependências, possui uma pequena galeria, um pátio – onde acontece palestras, lançamentos, cursos livres, apresentações musicais, performances, projeções de filmes, debates, comemorações e reuniões – uma pequena biblioteca, arquivo e uma saleta para reserva técnica.


O acervo teve início com a doação da coleção Cinta Larga (comunidade indígena), composta por flechas, adereços, cintas de entrecasca de árvore, cestos, flautas transversais, cadernos de desenhos. A partir desta, a coleção indígena foi aumentando gradualmente. Em 1990, uniu-se a coleção objetos Ianomami, como coroa plumária, cesto de carga, flechas. Depois, objetos das comunidades indígenas: Karajá, Kulina, Rikbaktsa, Wayâna e Xavante.

Em 2000, objetos tradicionais Enawenê Nawê (tribo indígena) foram adquiridos diretamente dos produtores Marikeroseene e Tolohaite, como colares, diademas plumários, saia de algodão. Neste mesmo ano, objetos Jamamadi (povo indígena) foram doados para o museu.

Outro atrativo do museu são as coleções temáticas, como a de impressos de “Campanhas Presidenciais no Brasil”, com recortes, folhetos, “santinhos”, flâmulas, bandeiras, bottons, fitas cassete e outros objetos de campanha (como dados estatísticos); a coleção “Religiosidade”, com 116 “santinhos” católicos guardados em quatro álbuns; e a coleção “Anarquismo”, com fotografias, vídeos, jornais, cartazes, folhetos, panfletos e bottons.

No acervo fotográfico há fotos de diversos temas, em preto e branco e coloridas, como as que retratam as chacinas do Carandiru, do Vigário Geral e da Candelária – “Na mira da morte”. O acervo de slides traz temas que tratam, por exemplo, da “Cultura alemã” e da Casa de Detenção de São Paulo – “Estamos todos presos”. Registros em vídeos, arquivos sonoros e documentos impressos também fazem parte do acervo.

Serviços:


End.: Rua Monte Alegre 984, Prédio Sede
Perdizes – zona Oeste – São Paulo (Acesso pelo corredor S-23).
Horário : de segunda a sexta feira, das 14h às 19h.
Tel.: (11) 3670-8559/ (11) 3670-8331.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: