quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO


Museu da Imigração. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Localizado no tradicional bairro da Mooca, na zona Leste da cidade, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é o principal responsável pela preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX, e que com seu trabalho ajudaram a construir e a transformar a capital paulista e o país.

Atuando como ponto de encontro de diversas comunidades de imigrantes, as origens do atual museu remontam a 1887, ano em que foi fundada a Hospedaria de Imigrantes, local que tinha como função acolher e encaminhar ao trabalho viajantes trazidos pelo governo. Ao longo de seus 91 anos de atividade, a Hospedaria, que foi fechada em 1978, recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades. As histórias desses trabalhadores continuam vivas, preservadas nos depoimentos, fotos, documentos e jornais que compõem o grande acervo do Museu da Imigração, outrora conhecido como Memorial do Imigrante.

Museu da Imigração. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, não só pelo valor histórico, mas também por sua arquitetura centenária, o museu conta com ricas atrações, como a parede em que se encontram gravados na madeira mais de 14 mil sobrenomes, provenientes de diversos cantos do globo, de pessoas que passaram pela antiga hospedaria. O espaço conta com mostras de longa duração e outras temporárias, além de um acervo digital.

Serviços:

 Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba 1316
Mooca - Região Leste - São Paulo

SHARE THIS

Author:

0 comentários: