quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DA PESSOA

Cabine de captação de histórias do Museu da Pessoa. Foto: Divulgação.

Quem não gostaria de ter um espaço para compartilhar sua história de vida com outras pessoas? Hoje, com o avanço em que se encontra o universo on-line, todos têm essa oportunidade. A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo eventos) administra, desde 2005, o São Paulo minha cidade, site dedicado a quem gosta de compartilhar histórias do seu cotidiano na cidade de São Paulo, recentes ou de tempos atrás.

Mais remoto ainda do que o São Paulo minha cidade, o Museu da Pessoa surgiu da ideia de que todo ser humano tem o direito de integrar sua história à memória social. Registrar, preservar e transformar em informação a história de vida da sociedade são alguns dos objetivos principais do museu.

Fundado em São Paulo, em 1991, o Museu da Pessoa é hoje uma rede internacional, com iniciativas em diversos países, como Portugal, Estados Unidos e Canadá. O museu é virtual e capta, organiza e edita conteúdos distribuídos em publicações, programas de rádio e TV, exposições e no portal.

No ano de 2007, o Museu da Pessoa abriu suas portas ao público, em um espaço físico localizado na região da Vila Madalena, com um estúdio aberto e disponível para a captação de histórias, além de um espaço expositivo com sala multimídia, o qual pode ser visitado mediante agendamento.

Museu da Pessoa. Foto: Divulgação.

Espaço físico interativo

O museu também promove atividades como: Oficina Escrita da Memória e Oficina de Entrevistadores, que acontecem todo semestre. Para mais informações sobre inscrições e valores, consulte o site.

A Oficina Escrita de Memória tem como objetivo compreender os procedimentos e mudanças básicas que se operam quando transferimos a narrativa oral para o texto escrito, conceitualização e trabalho com a memória, produção de coleção virtual com as histórias dos participantes.

A Oficina de Entrevistadores ensina os procedimentos necessários para a realização de entrevistas, proporciona discussões sobre os conceitos de memória individual e coletiva e o entendimento da história de vida como método de pesquisa histórica e sociológica.

Os conteúdos básicos da oficina são a conceituação de entrevista baseada em história de vida, discussão sobre a escolha do entrevistado, teorização e prática da construção do roteiro, preparação e desenvolvimento da entrevista e como analisá-las.

Para aqueles que têm interesse em contribuir com algum relato, é possível contar a história através do site oficial ou até mesmo agendar a gravação de sua história de vida. Também é possível agendar visitas de grupos e escolas, através do telefone (11) 2144-7150 ou pelo e-mail:contesuahistoria@museudapessoa.net.

Um pouco da história do museu
O Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória e possui um acervo composto por cerca de 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.

Atualmente, é um centro de pesquisa e registro de histórias de vida guardadas em uma pequena reserva técnica que contém um inédito histórico cultural. São historiadores, jornalistas e pesquisadores envolvidos nas ações de entrevistas, registros, documentação, entre outras.

O Museu da Pessoa hoje é reconhecido mundialmente, por seu trabalho de mais de 20 anos, e inspirou a criação de mais três museus nos Estados Unidos, Canadá e Portugal.

Por meio de projetos temáticos, o Museu da Pessoa foi se desenvolvendo com o passar do tempo e construindo seu acervo. O trabalho se concentrou no registro de depoimentos nunca ouvidos e, dessa forma, foi desenvolvendo produtos para a sociedade, como livros, exposições e CDs.

Um ano depois da criação do portal na internet, foi criada a seção “Conte sua História”, aberta a todos. Na época, menos 20% da população brasileira não tinha acesso à internet, por isso o Museu da Pessoa passou a disseminar sua metodologia e práticas por meio de programas como “Agentes da História” (formação e capacitação de idosos na metodologia de história oral) e “Memória Local na Escola” (formação de professores e alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino).

Serviço:


End.: Rua Natingui, 1.100
Vila Madalena – zona Oeste – São Paulo.
Horário: as visitas precisam ser agendadas e ocorrem às sextas-feiras, das 9h às 18h. Consulte o site para mais informações.
Grátis.
Tel.: (11) 2144 7150.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: