quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DE ARTE BRASILEIRA - MAB FAAP

Vitral. Foto: Fernando Silveira/FAAP

No dia 10 de agosto de 1961 foi inaugurado o Museu de Arte Brasileira (MAB), com a mostra “Barroco no Brasil”. Desde sua inauguração, a exposição e seus eventos paralelos foram reconhecidos como um acontecimento nacional, comemorativo da cultura brasileira.

Localizado no bairro do Pacaembu, o MAB surgiu com a proposta de reunir e conservar obras de artistas brasileiros ou aqui enraizados. Possui cerca de 2.600 obras de arte, desde acadêmicas até testemunhos da ruptura causada pela Semana de Arte Moderna de 1922.

Na coleção do MAB, há obras dos renomados artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Cândido Portinari. Também possui de artistas de períodos posteriores como Tomie Ohtake, Evandro Carlos Jardim, Arcângelo Ianelli, Franz e jovens artistas atuantes na arte brasileira hoje, como Sandra Cinto, Albano Afonso e Cláudio Mubarac.

Além da pesquisa e organização de exposições, o MAB inovou no seu âmbito de interesse. Incorporou a apresentação de mostras de arte internacional e temas que trazem experiências expressivas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural. O museu também oferece o Serviço Educativo, com visitas monitoradas e oficinas de arte.

O MAB foi idealizado por Armando Alvares Penteado, em seu testamento de 23 de abril de 1938. Nele, instruía sua mulher a vender parte da sua propriedade com o objetivo de construir uma escola de artes e uma pinacoteca para exposições de quadros originais. Em 1947, surge a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que, 10 anos depois, tenta estabelecer o Instituto de Arte Contemporânea. Contudo, a iniciativa durou pouco tempo e o Instituto foi dissolvido. A partir dessa data, a FAAP iniciou os tramites necessários para a criação de um novo museu, o MAB.

O Museu de Arte Brasileira ganhou diversos prêmios ao longo de sua história, como o da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2010, o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2009 e “Os Melhores das Artes” pela APCA em 2008.

Além da sede no Pacaembu, desde 2004 há também o MAB-Centro, localizado no edifício Lutetia. Inaugurado na década de 20 e tombado em 1992, o prédio é um exemplo da arquitetura da época. A restauração do Lutetia pela FAAP, com o apoio da Prefeitura, da Emurb, do DPH e da ONG Viva o Centro, tem como objetivo a revitalização do Centro e incentivar a visitação dos transeuntes.

O edifício também abriga a Residência Artística FAAP, destinada a artistas brasileiros e estrangeiros que atuam nas áreas de artes, comunicação e arquitetura. Os selecionados desenvolvem projetos em um dos dez estúdios do Lutetia, além de transmitir suas experiências e conhecimentos aos alunos e professores da FAAP. Posteriormente, há a possibilidade de exporem seus trabalhos no MAB-Centro.

Serviço:


End.: Rua Alagoas, 903
Higienópolis – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3662-7198.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: