quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DE HISTÓRIA DA MEDICINA

 

Localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, o Museu de História da Medicina foi construído com o intuito de valorizar o patrimônio histórico da Medicina, no apoio à pesquisa e à difusão cultural. Possui em seu acervo registros sobre a profissão no Brasil e no mundo, tais como documentos históricos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas, fotografias, entre outros.

O local está aberto a visitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na sede da APM – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 5º andar – com entrada gratuita. Para crescer, o museu recebe apoio dos médicos por meio de doações de materiais, fotos, aparelhos, instrumentos, mobiliários ou qualquer objeto que auxilie na reconstituição da história da Medicina. Quem tiver interesse, pode ajudar a ampliar o acervo fazendo a sua doação.
Um pouco da história do museu.


O Museu da APM foi implantado em abril de 2000 e inaugurado em 18 de outubro de 2002, sob a curadoria de doze anos do Prof. Dr. Jorge Michalany (1916-2012), que doou grande parte de seu acervo.

Desde a sua fundação, o estoque vem sendo ampliado e recebendo importantes doações dos médicos, de hospitais, empresas, entre outros, formando um expressivo acervo bibliográfico, de peças e de obras de valor histórico.

Hoje, conta com um acervo de cerca de mil peças, tais como documentos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas, fotografias, entre outros. Além disso, também expõe painéis que contam a história da medicina e de instituições médicas.


End.: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278
Bela Vista – Centro – São Paulo.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h3.
Grátis.
Tel.: (11) 3188-4303.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: