quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU GEOLÓGICO VALDEMAR LEFÈVRE


Você sabia que uma baleia azul pode atingir o peso equivalente ao de 1.600 homens, 150 bois ou 25 elefantes, que dinossauros em grego significa “lagartos terríveis”, ou que na natureza há cerca de duas mil espécies de minerais? Essas e outras curiosidades podem ser descobertas no Mugeo (Museu Geológico Valdemar Lefèvre), aberto gratuitamente de terça a domingo, das 9h às 17h.

Criado em 14 de novembro de 1967, parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – GG (1886-1931). Composto por equipamentos geológicos do século XIX e começo do século XX, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, de rochas e de fósseis, nada melhor que a natureza do Parque da Água Branca para abrigar o casarão do museu.


Lá, é possível conhecer um pouco da história dos objetos, curiosidades e informações sobre as mais diferentes coleções, como a Baleia Azul, composta por alguns ossos – costela, vértebras torácicas, peças da bacia e da barbatana; Dinossauros Brasileiros, com ossos fossilizados, como fêmures e vértebras de titanossaurídeos.

Entre os minerais, coleções como Internacional Krantz, composta por diferentes espécies de pedras, e a Utilização dos Minerais, que mostra como são utilizados no cotidiano, como na composição de remédios, lápis e outros utensílios..

No museu, também é possível adquirir conhecimento sobre temas ligados às geociências e noções de evolução sobre as formas de vida que existiram nos diversos períodos geológicos do Planeta e ter contato com pesquisas na área de geociências no Estado de São Paulo.

Aos interessados em aprender um pouco mais, o museu oferece oficinas monitoradas de sensibilização, desenvolvidas com base em uma coleção de rochas, minerais e fósseis, e em temas ligados às geociências e à questão ambiental. Os encontros são realizados de terça a sábado, para turmas de até 35 alunos em quatro sessões: 9h30, 10h30, 14h e 15h30. Consultar disponibilidade de vagas pelo telefone.

Serviço:


End.: Av. Francisco Matarazzo, 455
Parque da Água Branca – Perdizes – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô).
Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h45.
Grátis.
Tel.: (11) 3872-6358.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: