quarta-feira, 30 de maio de 2018

OBELISCO MAUSOLÉU AOS HERÓIS DE 32


Obelisco Mausoléu. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

O Parque Ibirapuera é o parque mais visitado de São Paulo, com diversas opções de lazer, como museus, ciclovias e quadras de esportes. A região do parque também abriga pontos de referência na cidade, como o Obelisco Mausoléu e o Monumento às Bandeiras, que carregam a história da cidade.

Obelisco Mausoléu

O monumento funerário, localizado no Parque Ibirapuera, começou a ser construído em 1947, foi inaugurado em 1955, porém só foi finalizado em 1970. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com execução do engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler, tem 72 m de altura e está no jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio, data em que ocorreu a morte dos quatro primeiros revolucionários.

Tombado pelos conselhos Estadual e Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico, o Mausoléu guarda até hoje os corpos dos estudantes mortos, além de 713 ex-combatentes. Para preservar a memória da rebelião, cenas bíblicas e passagens da história paulista foram feitas com pastilhas de mosaico veneziano. No Mausoléu também foi escrita a frase “viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”, em homenagem aos estudantes.

O Obelisco pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Além disso, é possível fazer visitas técnicas em grupo. Elas ocorrem uma vez por mês, e também são gratuitas. Para mais informações acesse o site da Sociedade Veteranos de 32 ou telefone para (11) 3105-8541.

Serviço:

Obelisco Mausoléu
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Tel.: (11) 3105-8541.
Entrada gratuita.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: