quarta-feira, 30 de maio de 2018

PARQUE DA ACLIMAÇÃO

Parque da Aclimação. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Adquirido pela Prefeitura em 1939 e tombado em 1986 pelo Condephaat, o Parque da Aclimação oferece diariamente, das 6h às 22h, diversas opções de lazer e entretenimento aos transeuntes dos bairros da Liberdade e Paraíso, no Centro de São Paulo.

Chamado antigamente de Jardim da Aclimação, o local foi sede do primeiro zoológico da cidade, no final do século 19, e chegou a acolher Maurício, um urso polar branco do polo norte, o camelo Gzar, uma sucuri, um peixe elétrico do Amazonas e hienas africanas, segundo jornais da época.

A ideia do zoo, criado em 1882, surgiu do médico, fazendeiro e político paulista Carlos Botelho, inspirado no Jardin D’Acclimatation, em Paris, na França.

Atualmente, o parque abriga um lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além de playgrounds infantis, paraciclo e campos de futebol, voleibol e basquetebol.

Em 112 mil m² de área verde, são registradas no parque cerca de 85 espécies de fauna, sendo 65 aves, como garça, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, martin-pescador e chopim.

Sua vegetação é composta por bosques implantados, áreas ajardinadas com espécies nativas e exóticas, entre elas guanandi-do-litoral, jabuticabeira e jacarandá-mimoso, além de um extenso eucaliptal.

Quem deseja conhecer um dos parques mais tranquilos e agradáveis da cidade, seja para praticar aulas de Hatha Yoga, Radio Taissô ou ainda fazer um simples piquenique, dispõe de quatro linhas de ônibus da SPTrans, que passam próximo ao parque.

Serviço:


Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h.
End.: Rua Muniz de Souza, 1119
Aclimação – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3208-4042.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: