quarta-feira, 30 de maio de 2018

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Parque da Água Branca. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.

O Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, é um ótimo lugar para fazer uma caminhada, um passeio a dois, ler um livro, espairecer, fazer um piquenique, ou para tomar um café típico do interior ao som de moda de viola.

Inaugurado em 1929, o parque, que funciona diariamente, das 6h às 22h, possui várias opções de atividades para as crianças, com brinquedoteca e espaço de leitura infantil – em alguns dias ainda conta com a presença de contadores de história. Abriga um parque de diversão permanente com balões pula-pula infláveis e carrosséis de carrinhos, e parquinhos com balanços, gangorras e diversos brinquedos, que ficam espalhados pelo parque. Ao longo do ano também há uma ampla grade de programação voltada ao público infantil.

Para os amantes dos animais, o parque é ótimo para ter contato direto com diversas espécies, como as carpas e as tartarugas, que ficam em tanques espalhados pelo local, ou com os pavões, galinhas, pintinhos e gatos que ficam soltas pelo parque. Às vezes, é possível ver saguis pelas árvores. O local também possui um aquário com as principais espécies da bacia hidrográfica do Estado, com valor de entrada a R$ 2 por visitante.

A terceira idade também possui espaço no parque, como a Praça do Idoso, um local com aparelhos para a prática de ginástica, que é bastante frequentado. Diversas atividades também são desenvolvidas ao longo do ano, como ginástica antiestresse e yoga – a programação deve ser consultada diretamente no parque.
Opções para todos os gostos

O parque sedia várias feiras, como a de produtos orgânicos que acontece todos os sábados, também há outras feiras, como as de artesanato e comida que ocorrem nas cocheiras do parque ou as feiras de exposição de animais de pequeno e médio porte.

O piquenique é outro programa que pode de ser feito no parque, que possui um espaço com mesas e bancos, para os mais tradicionais é possível estender a toalha no chão, embaixo de uma árvore, lugar geralmente escolhido pelos casais para fazer um lanche romântico. Outro espaço muito procurado é o dedicado à leitura, com diversas opções de livros e mesas que só podem ser usadas para estudar ou para ler. É um lugar bem confortável em meio ao verde e às sombras das árvores.

A Casa do Caboclo é uma ótima escolha para quem gosta do interior, um cenário típico da fazenda com fogão a lenha e mesas de madeira. O ambiente rústico é inspirado nas casas da zona rural e serve café típico do interior, entre as iguarias servidas, está a famosa cavaca – broa de milho assada na chapa do fogão a lenha. Aos finais de semana, o café é servido com música ao vivo, moda de viola e sertaneja. Também há outros ambientes do parque que remetem à fazenda, como as cocheiras e a Arena, que ainda são usados para a prática de equitação.

Um passeio bastante requisitado não só pelas crianças, mas também pelo público em geral, é o de trenzinho, onde as pessoas se divertem passeando pelas ruas e dependências do parque, custa R$ 3 por pessoa. Outro atrativo do parque é O Relógio do Sol, que marca a passagem do tempo nos diversos países por meio da observação da posição do sol. O parque também abriga um museu de geologia, o Mugeo; um Centro de Referência em Educação Ambiental; e diversos espaços para exposições.

Serviço:


End.: Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455
Água Branca -  zona Oeste – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô).
Tel.: (11) 3865-4131.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: