quinta-feira, 31 de maio de 2018

PRAÇA DA REPÚBLICA

Praça da República. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

A Praça da República, no centro de São Paulo, é um dos pontos mais visitados por turistas e moradores da cidade. Isso se deve à sua localização, próxima a avenidas de grande movimento, como a Av. Ipiranga e a Av. São Luís, ruas comercias, como a Vinte e Quatro de Maio, Sete de Abril e Barão de Itapetininga e outros indispensáveis pontos turísticos, como o Theatro Municipal e o Viaduto do Chá.

A praça, originalmente chamada de Largo dos Curros era, no século XIX, palco de rodeios e touradas. Após essa fase, foi chamada de Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo Sete de Abril, Praça 15 de Novembro e, em 1889, passou a ser Praça da República.

Lar de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país, abriga edifícios históricos, como a Escola Normal Caetano de Campos(tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, Condephaat, em 1978), que em seus anos de operação, recebeu grandes personalidades nacionais e, hoje, é o prédio onde funciona a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Na praça encontra-se também um dos projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer: o Edifício Eiffel, inaugurado em 1956, que possui duas abas laterais e cerca de 54 apartamentos, todos com dois andares.

Com ambiente agradável e familiar, a praça tem um pequeno parque infantil e diversas pontes e chafarizes.

Aos domingos, desde 1956, acontece a popular Feira da Praça da República, voltada principalmente para as artes, que começou como uma pequena feira de selos e hoje conta com mais de 600 barracas dos mais diversos produtos, incluindo artesanato vindo do Norte e Nordeste do Brasil e de países vizinhos, como o Peru, artigos de decoração, esculturas, roupas, brinquedos, bijuterias, além de comidas típicas, massas, lanches e doces em sua praça de alimentação.

Serviço:

End.: República, s/n° – República – Centro – São Paulo.

End.: Praça da República, 53 – República – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3218-2000

End.: Praça da República, 177 – República – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3257-7082

Horário: Todos os domingos, das 8h às 18h.
End.: República, s/n° – República – Centro – São Paulo.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: