quinta-feira, 31 de maio de 2018

PRAÇA DA SÉ

Praça da Sé. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Localizada no coração de São Paulo, a Praça da Sé é o centro geográfico da cidade. No local está o Marco Zero e é partir dele que são medidas as distâncias das rodovias paulistas, dos quatro estados das fronteiras, assim como a numeração das vias públicas da cidade.

O monumento é simbolizado por um prisma hexagonal revestido de mármore, no centro de uma rosa dos ventos construída no chão da praça. Na parte de cima, em bronze, em cada lado do miniobelisco, estão os principais lugares brasileiros como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Santos e Goiás.

Originalmente conhecido como “Largo da Sé“, o local recebeu intervenções paisagísticas, como espelhos d’água, pelo arquiteto José Eduardo de Assis Lefèvre, na década de 1970, mesma época da criação da estação Sé do metrô.

Junto à praça está a gótica e bizantina Catedral Metropolitana de São Paulo, a antiga Igreja Matriz construída em 1588 e reformada em 1954, no aniversário de 400 anos da cidade, configurando, até hoje, a maior igreja de São Paulo, com 92 metros de altura.

Lá ainda é possível avistar as estátuas de Padre José de Anchieta e do apóstolo Paulo, que dá o nome a cidade, as imponentes Palmeiras Imperiais, além de diversas obras de artistas plásticos como “Os Pássaros”, de Felícia Leiner; “Diálogo”, de Franz Weissmann; e “Espaço Cósmico”, de Yutaka Toyota.

Serviço:

End.: Praça da Sé, s/nº
Sé – Centro – São Paulo.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: