quinta-feira, 31 de maio de 2018

PRAÇA ROOSEVELT

Praça Franklin Roosevelt. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt, homenagem do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, ao presidente americano, é uma das principais áreas de lazer no centro da cidade nos dias de hoje.

Após recente reforma, a Praça Roosevelt reabriu em outubro de 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público.

Com 200 árvores, o local ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um “cachorródromo”, área verde dedicada aos animais de estimação, que conta inclusive com um bebedouro para os pets.

Foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário.

A praça é frequentada por um público diversificado, mas especialmente depois da revitalização virou um reduto para skatistas por possuir piso liso ideal para realizar manobras e corrimãos como obstáculos.

Pensando nesse público, a subprefeitura da Sé anunciou que vai criar uma área exclusiva, chamada de “skate plaza”, com 1.152 m² e cinco rampas novas, dedicada aos praticantes do esporte.

Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro e bares que oferecem uma programação especial à noite.

Aberto em 1997 como Studio 184 e hoje chamado de Teatro Studio Helena Guariba, em homenagem à diretora e professora de teatro que foi torturada e morta na ditadura, é o mais antigo local ainda em funcionamento a ocupar a praça. Funciona diariamente, das 11h às 23h, e apresenta aos finais de semana as tradicionais peças de teatro.

A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e 2), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação.

O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo. O Espaço 2 no momento encontra-se fechado para reformas, sem previsão de data para a reabertura.

O Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.

Há também vários outros pontos de encontro que concentram palcos de teatro com locais de alimentação, como o Miniteatro, o Teatro do Ator e o Teatro Cultura Artística nas proximidades da Roosevelt. Confira mais informações sobre as casas no serviço abaixo.

A praça será ainda um dos primeiros locais a receber zonas de Wi-Fi gratuitas pela cidade por um projeto da Prefeitura de São Paulo. A expectativa é que a rede seja instalada até o final de 2013, que permitirá conexão a partir de 512 Kbps, 24 horas por dia.

Serviço:

Horário de funcionamento do café: das 11h às 23h.
End.: Praça Franklin Roosevelt, 184 – Consolação – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3259-6940.

End.: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3258-4449.

End.: Praça Franklin Roosevelt, 214 – Consolação – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3258-6345.

End.: Rua Nestor Pestana, 196 – Consolação – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3256-0223/ 3258-3616.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: