quinta-feira, 31 de maio de 2018

THEATRO SÃO PEDRO


Idealizado pelo português Manuel Ferreira Lopes, desenhado pelo italiano Augusto Bernardelli Marchesini e construído pelo engenheiro Antonio Alves Villares da Silva, de Campinas, o Theatro São Pedro foi inaugurado em 16 de janeiro de 1917 na esquina entre as ruas Albuquerque Lins e Barra Funda. A programação de estreia foi aberta com dois filmes e contou ainda com apresentações líricas, conferências caipiras, monólogos, ditos e fados portugueses.

O edifício que abriga o Theatro foi construído em estilo neoclássico. Luxuoso e confortável, oferecia 28 amplas frisas e 28 camarotes. A platéia suportava 800 pessoas, uma espaçosa geral comportava mil lugares e quatro filas de balcões, vizinhos aos camarotes, disponibilizavam mais 100 cadeiras.

Entre as décadas de 20 e 60, o Theatro São Pedro passou a funcionar apenas como cinema. Sua fase gloriosa começou em 1968, quando o interior e o exterior do prédio foram parcialmente reformados.O processo de tombamento da casa começou em agosto de 1984, em março de 1987, a partir do decreto de sua desapropriação, o teatro passou para a guarda e a responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura.

Mais de uma década se passou até a completa restauração e reabertura das portas do São Pedro, em 1998. A reforma recuperou características arquitetônicas originais, tornando a casa um dos poucos referenciais da cultura do começo do Século XX que restam em São Paulo. Apesar disso, o projeto de restauração conseguiu adequar o teatro às exigências cênicas atuais, tornando-o moderno sem deixar de lado características clássicas essenciais.

Atualmente, a casa disponibiliza 636 lugares, distribuídos entre dois balcões, com capacidade para 110 e 124 pessoas e a platéia, que dispõe de 396 lugares e mais seis reservados para deficientes físicos.

Serviço:


End.: Rua Barra Funda, 171
Tel.: (11) 3661-6600

Ingressos: na bilheteria do Theatro ou por meio do Ingresso Rápido ou Compre Ingressos

SHARE THIS

Author:

0 comentários: