quinta-feira, 31 de maio de 2018

VILA BUARQUE

Marcelo Iha/ SPTuris

Localizada entre o centro e a zona oeste de São Paulo, a Vila Buarque é um dos pontos imperdíveis da cidade. O bairro reúne opções de hospedagem, lazer e ainda é próximo de regiões badaladas da cidade, como Higienópolis e as cercanias da Avenida Paulista, além de ser um local de fácil acesso. Por está próxima à linha 3 do metrô e dos terminais de ônibus Amaral Gurgel e Princesa Isabel, também oferece muita facilidade para quem quer se hospedar no bairro e conhecer o que São Paulo tem de melhor com conforto e comodidade.

Como muitos dos bairros de São Paulo, as fronteiras que definem os limites da região não são muito claras. Parte da Vila Buarque fica distrito da República, outra parte na Consolação e uma outra partezinha em Santa Cecília. Estar no meio dessas regiões gigantes faz com que o bairro fique “perto de tudo”, mas sem deixar de ter a sua própria história.

A região que a forma fazia parte da chácara de Antônio do Rego Freitas. Em 1894, o terreno foi vendido para a Empresa de Obras do Brasil, chefiada por Manuel Buarque de Azevedo, engenheiro e político que acabou dando nome ao novo bairro que nascia.

Atualmente, a região é conhecida por sua programação noturna animada. Para quem quer curtir a noite, uma boa opção é ir até a Rua Canuto do Val, pequena, mas cheia de bares. Lá, está o inusitado Siga La Vaca, que é bar e restaurante ao mesmo tempo. Na mesma rua, o Biroska é famoso por seu happy hour animado, com música ao vivo e eletrônica e pelo cardápio delicioso de comida baiana. O Coconut Brasil pode abrigar mais de 2 mil pessoas e é referência na cidade quando se fala em videokê.

Outro destaque é a Praça Roosevelt, que passou por um processo de revitalização e hoje é referência para programas “cult”, já que vários grupos de teatro e bares se instalaram ali. A praça também tem sido o ponto final de concentração da Parada LGBT de São Paulo.

Marcelo Iha/ SPTuris

No bairro, está localizada a Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. A Vila Buarque também abriga um dos centros de referência médica da cidade, a Santa Casa de São Paulo, o primeiro hospital e a primeira faculdade de medicina de São Paulo, centro de excelência no país na formação de médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos e muito procurado por turistas e paulistanos.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: