quinta-feira, 31 de maio de 2018

VILA MADALENA

Vila Madalena. Foto: Jeferson Pancieri/SPTuris.

A Vila Madalena – ou Vila Madá como dizem os mais íntimos – é um dos bairros mais badalados e agitados de São Paulo e um dos mais descolados do mundo. São inúmeros bares, restaurantes, galerias, grafites, baladas e lojas espalhadas por ruas com nomes inusitados, como a Aspicuelta (um padre espanhol do século 16), a Girassol, a Purpurina ou a Wisard.

E cada estabelecimento tem seu jeitinho especial. Têm os botecos clássicos, daqueles com azulejos na parede, chope gelado, futebol e caldinho de feijão, como o Filial e o São Cristovão, e os com algo a mais, como a Mercearia São Pedro e o Salve Jorge – que dá desconto pra qualquer um que se chame Jorge.


Vila Madalena. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.

Ou um mais moderninho, que mistura bar com restaurante de culinária espanhola e brasileira, que ainda possui uma simpática cadela e muita música. É a Casa da Maria Madalena. Marido de Maria, o Zé, dá nome à balada Zé Presidente, que tem festas variadas, com música brasileira e até ritmos latinos.

O bairro oferece outras diversas baladas para todos os gostos. Para os adeptos de um bom samba, nada melhor que o Ó do Borogodó. Para quem quer sacudir o esqueleto ao som de rock, o Morrison e o Matrix são boas opções. Ainda falando de música brasileira, o Espaço Urucum é uma boa pedida.

Para os fãs de rap e black, o NoLa é uma ótima pedida. E para os mais indecisos, o Estúdio oferece uma festa diferente em cada dia que abre, abrangendo assim diversos estilos musicais. Vale lembrar que toda balada é cercada por bons e baratos botecos, para fazer o esquenta.

Já o Espaço Cultural Puxadinho oferece shows ao vivo de diversas bandas, do rock à nova MPB. E ainda o Centro Cultural Rio Verde, uma casa de shows com festas e apresentações de todos os tipos.

Charme cultural

Vale também visitar a acolhedora Feira Omaguás – batizada com o nome da praça em que está instalada. Reúne, aos domingos, um seleto número de artesãos que expõem e vendem trabalhos originais e de qualidade.

Ateliês e galerias de arte dão toque ainda mais charmoso ao bairro. Perto da curta Rua Gonçalo Afonso é possível descobrir um esconderijo mais conhecido como Beco do Batman. A via estreita forrada com pedras de paralelepípedo esconde exposição a céu aberto de grafite, cujos muros dos dois lados da calçada são adornados pelos desenhos multicoloridos.

Há ainda a A Sétima, galeria que reúne diversos artistas de rua e serve como local de construção coletiva de arte, onde grafiteiros e pintores podem expor e vender seu trabalho.

Localizada em um trecho no qual se confunde Vila Madalena com Pinheiros está a Feira da Praça Benedito Calixto – uma das mais encantadoras da cidade, endereço fundamental para compradores – e gulosos atrás de saborosos quitutes.

Fica repleta de pessoas e tem quase de tudo: roupas, livros, antiguidades, raridades, coleções de discos (LPs) e objetos inusitados como óculos e brinquedos antigos.

Aproveite e almoce (ou petisque): por ali há diversos bares e restaurantes – como o Consulado Mineiro, que vale a longa espera regada a uma deliciosa caipirinha. No meio da praça, uma tradicional roda de choro anima os frequentadores.

Por falar em comida, o que não falta são boas opções culinárias. Algumas misturam a comida com loja de decoração, como o Lá da Venda; ou então o coletivo Armazém da Cidade, que vende comes, bebes, roupas e muito mais – além de promover encontros musicais pelo bairro, cheio de coisas gostosas e lanches à venda.

Ou então a charmosa Oficina da Pizza, que com uma extensa carta de vinhos e uma decoração bastante única serve uma das melhores fatias da região. Isso tudo além de diversos outros restaurantes italianos, vegetarianos, franceses, japoneses e outros “eses”. Sem contar as sorveterias, as docerias e os foodtrucks que frequentam a região.

Para quem gosta de comprar, as opções atendem a todos os gostos. Da marca carioca Farm e sua loja premiada por seu projeto sustentável; do Atelier Machado e seus itens de papelaria deslumbrantes, ou do Estúdio Paulo Alves, com belos móveis feitos de madeira, até os brechós e lojas mais simples, ou ainda opções mais luxuosas, tanto o jovem moderninho quanto o adulto mais elegante vão encontrar o que buscam.

E em Pinheiros, a Teodoro Sampaio, a parte entre a Rua Henrique Schaumann e o Hospital das Clínicas, é ponto de venda e troca de instrumentos musicais. Da Henrique Schaumann para baixo, a via concentra lojas de móveis novos, muitos feitos sob encomenda. Se preferir investir em móveis antigos, vá à paralela Cardeal Arcoverde e divirta-se.

Serviço:

Vila Madalena
End.: Praça Benedito Calixto, s/nº
Pinheiros. - zona Oeste

SHARE THIS

Author:

0 comentários: