sexta-feira, 1 de junho de 2018

INSTITUTO TOMIE OHTAKE

 
 Instituto Tomie Ohtake. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Inaugurado em novembro de 2001, o Instituto Tomie Ohtake apresenta novas tendências artísticas nacionais e internacionais. O centro cultural está localizado em um complexo empresarial privado, entre dois edifícios para escritórios comerciais.

O espaço não possui acervo permanente, porém recebe exposições de arte contemporânea, que são referência nos últimos 50 anos, além de trabalhos da artista que dá nome ao espaço.
Instituto Tomie Ohtake. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Quem foi Tomie Ohtake

Nascida em Kioto, Japão, em 1913, Tomie Ohtake veio para o Brasil em 1936. Porém, só começou a pintar aos 40 anos. Naturalizou-se brasileira nos anos 1960 e fixou-se como pintora originária da abstração informal, mudando, com o passar do tempo, para o estudo da relação forma-cor.

Já nos anos 1970, seus trabalhos passaram a ter formas geométricas, colocadas de forma isolada, justaposta ou em série, de forma que a ambiguidade tornou-se presente nas obras.

Além de pinturas e gravuras, a artista também produz esculturas para espaços públicos, como a que é feita em concreto armado na Avenida 23 de Maio.
Sobre o complexo

Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o complexo possui arquitetura vanguardista e formas futuristas. Seus 65 mil m² são divididos entre trabalho, cultura e lazer:

Instituto Tomie Ohtake – Com área total de 7.500 m², o instituto possui sete salas expositivas, distribuídas em dois pisos. Um destes abriga também o setor educativo, com quatro ateliês, a livraria Gaudí, a loja de objetos IT, área de documentação, sala para seminários, hall com restaurante, café, teatro com capacidade para 720 pessoas, cinema e serviços.

Torre Faria Lima – Edifício de escritórios que possui 22 andares e heliponto.

Torre Pedroso de Moraes – Edifício em formato de trapézio invertido, com escritórios em seus seis andares.

Instituto Tomie Ohtake. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Serviços:


End.: Rua dos Coropés, 88
Pinheiros – zona Oeste - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 20h.
Tel.: (11) 2245-1900.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: