sexta-feira, 1 de junho de 2018

MESQUITA BRASIL


Mesquita Brasil. Foto: Divulgação.

A Mesquita Brasil tem como base a preservação cultural e religiosa do Islamismo na cidade, oferecendo aos seus visitantes, gratuitamente, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes ao Islam. Sua arquitetura segue os padrões dos templos muçulmanos e encanta por suas formas e pela riqueza de detalhes no acabamento do seu interior. Sua construção foi idealizada pelo arquiteto Paulo Camasmie, idealizador da Catedral Ortodoxa de São Paulo.

Embora tenha iniciado suas atividades em 1927, somente em 1956 foi inaugurada em uma rua do bairro do Cambuci e atualmente é considerada uma das mais importantes da América Latina e foi uma das primeiras a ser construída no Brasil. Em 1999 ganhou um carimbo comemorativo dos correios pelos seus 70 anos.

As visitas podem ser feitas mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone. Durante a visita as mulheres devem usar o “rijab” (um tipo de véu) fornecido na própria mesquita para os visitantes. As roupas não podem ser justas e nem transparentes, tanto para as mulheres quanto para os homens.

Mesquita Brasil. Foto: Divulgação.

Na sexta-feira, a partir das 12h, ocorre uma reza e orientações, ensinamentos baseados no Alcorão, a palavra de Deus revelada ao profeta Muhammad. Essas palestras e ensinamentos servem como diretrizes para as ações dos muçulmanos. A religião para os muçulmanos está presente em todos os momentos da vida, pondo Deus sempre em primeiro lugar.

A oração é umas das principais bases da religião e deve-se fazê-la seguindo algumas orientações, como: as roupas e o lugar onde se faz a oração devem ser purificados; a oração tem um horário certo para acontecer; tem um posicionamento certo, uma direção para onde a pessoa deve estar virada na hora de fazer a oração; entre outras.

No templo, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre esses ensinamentos e outros conceitos do Islam. Para quem tem mais disponibilidade a mesquita oferece cursos, palestras e atividades, como o curso de língua Árabe e o de religião tanto para a comunidade brasileira como para a estrangeira. O templo promove ainda festas e comemorações. A agenda de eventos pode ser conferida no site oficial do local.

Serviço:


End.: Rua Barão de Jaguará, 632 
Cambuci – São Paulo (próximo ao Largo do Cambuci).
Horário: segunda e terça das 11h às 16h. (as visitas devem ser agendadas).
Tel.: (11) 3208-3726.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: