sexta-feira, 1 de junho de 2018

MUSEU DO FUTEBOL

Museu do Futebol. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Em 29 de setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol, dentro do estádio do Pacaembu. O projeto ocupa área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.

Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão. O visitante começa o percurso no saguão de entrada, batizado de Sala do Torcedor, onde estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras.

Depois de torcer, é hora de se sentir entre os ídolos. A pessoa circula entre grandes painéis suspensos da Sala Anjos Barrocos, nos quais são exibidas as imagens em movimento de craques como Pelé, Falcão, Zico, Bebeto, Didi, Romário, Ronaldo, Gilmar, Gérson, Sócrates, Rivelino.

Personalidades como Zagalo, Armando Nogueira, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Arnaldo César Coelho, Daniel Piza, João Gordo, Marcelo Tas e Ruy Castro narraram seus gols preferidos. Suas vozes podem ser ouvidas na Sala dos Gols. Gravações originais de Ary Barroso, Fiori Gigliotti, Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral, Jorge Cury e Osmar Santos estão disponíveis na Sala do Rádio.

Museu do Futebol. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

No eixo “História”, a Sala das Origens mostra a importância da fusão étnica em nosso futebol com fotos e um vídeo. Na Sala dos Heróis são apresentadas personalidades brasileiras que marcaram o século, entre elas jogadores como Leônidas da Silva e Ademir da Guia. Dentro de um túnel fechado, o visitante experimenta a sensação do “Rito de Passagem, a copa de 50”. Taças gigantescas formadas por quadros e telas de cristal líquido mostram as principais características do país nos períodos entre as Copas do Mundo. A Sala Experiência Pelé e Garrincha é uma homenagem aos craques que nunca perderam uma partida jogando juntos.

No eixo “Diversão” o visitante conhece a Sala dos Números e Curiosidades, um grande almanaque interativo, e a da Dança do Futebol, na qual pode ouvir crônicas sobre elementos como o drible e o gol. A Sala Jogo de Corpo proporciona uma experiência muito divertida, já que o visitante pode bater um pênalti e saber qual a velocidade de seu chute. O passeio termina na Sala Pacaembu, que celebra este, que é um dos estádios mais antigos do País.

O Museu do Futebol completou, recentemente, cinco anos da sua inauguração. Um lugar indispensável, para quem gosta e acompanha o esporte bretão.

Serviço:


End.: Praça Charles Miller, s/n
Pacaembu – zona Oeste - São Paulo
Horário: de terça a sexta das 9h às 17h (bilheteria até as 16h) e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h).
Tel: 11 3664-3848

SHARE THIS

Author:

0 comentários: