sábado, 2 de junho de 2018

TENDA DO NILO



“Que tal fazer uma viagem?”, é a clássica pergunta de Olinda Isper a todos os clientes que vão experimentar a famosa e premiada sobremesa do restaurante Tenda do Nilo, comandado por ela e sua irmã, Xmune Isper, ambas libanesas. Essa iguaria se chama Mil e Uma Noites e deixa turistas e paulistanos inebriados com o sabor da culinária árabe. A sobremesa, bolo de semolina molhado com água de laranjeira, mel árabe e coberto com um creme à base de nata e pistache moído por cima, ganhou o prêmio Paladar 2007.

Há quase 40 anos no Brasil, as libanesas dizem amar a cidade de São Paulo e, em especial, o bairro do Paraíso, onde residem e trabalham. “São Paulo é minha pátria, meu oxigênio, habib”, revela Olinda.

Sabor árabe-brasileiro

Xmune fala que encontra todos os ingredientes necessários para seus pratos em São Paulo, principalmente no Mercado Municipal. Alguns pratos de seu cardápio sofreram adaptações ao paladar local, como o fatte. “Como a semente snoobar é cara e difícil de encontrar no Brasil, trocamos por castanha do pará, e a receita tornou-se sucesso em nosso restaurante”, diz Xmune.

Outra novidade para o paladar brasileiro é o uso de canela em pratos salgados, como no trigo com costela. Ou ainda o uso do coentro (muito utilizado no Nordeste brasileiro, mas muito pouco no Estado de São Paulo), tempero indispensável para o falafel.

O carro-chefe na Tenda do Nilo, no entanto, ainda é o popularíssimo kibe frito. Conheça um pouco do cardápio da culinária árabe no site da Tenda do Nilo.

As irmãs Isper: Xmune, à esquerda, e Olinda. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris

Tenda do Nilo

Rua Coronel Oscar Porto, 638
Paraíso – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 15h.
(11) 3885-0460.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: