sexta-feira, 1 de junho de 2018

THEATRO MUNICIPAL



O Theatro Municipal, um dos grandes cartões-postais de São Paulo, passou por uma complexa reforma que levou quase três anos, restaurando o palco, centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais e fazendo com que o local ficasse mais parecido com o Municipal do século passado, mas muito mais moderno.

Aberto ao público no dia 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo começou a ser construído oito anos antes, em 1903. Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, foi inaugurado pela ópera de Hamelet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas que se amontoavam na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. Com isso, a cidade começava a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.


Theatro Municipal. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

O local foi idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender a ópera – a primeira forma artística e de lazer típica da burguesia, em virtude do grande número de italianos que viviam em São Paulo. Desde sua inauguração, duas grandes restaurações marcaram as mudanças e renovações do espaço: a primeira aconteceu em 1954 com o arquiteto Tito Raucht, responsável pelos pavimentos para ampliação dos camarins e redução dos camarotes; já o segundo restauro ocorreu de 1986 a 1991, comandado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, restaurando o prédio e implementando estruturas e equipamentos mais modernos.

Hoje, o Theatro coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho de seus corpos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano.

Serviço:

End.: Praça Ramos de Azevedo – República – Centro – São Paulo (próximo ao metrô República e Anhangabaú).
Tel.: (11) 3053-2100

SHARE THIS

Author:

0 comentários: