domingo, 3 de janeiro de 2021

Turismo com Segurança em Tempos de Pandemia - Tamandaré e Carneiros-PE


No Município de Tamandaré está situada uma das mais belas praias do Nordeste a Praia dos Carneiros. Inserida numa região de meio ambiente bem preservado, é um dos locais mais procurados por turistas de todo o Brasil que visitam o Estado de Pernambuco atualmente. A razão desta natureza se encontrar bem resguardada de uma especulação imobiliária mais agressiva é a existência de duas APA's e de uma reserva biológica, que possuem leis de preservação ao meio ambiente protegendo desta forma as praias e ecossistemas encontrados na região.


Criada em 1983 a Reserva Biológica de Saltinho possui 538 hectares de extensão, seu intuito é preservar a Mata Atlântica e proteger as nascentes do rio Mamucabas responsável pelo abastecimento de água do município. A fauna possui uma diversidade de animais como paca, tatu, cotia, gato-do-mato, raposa, cobras coral e jararaca, além de aves como picapau, sabiá-laranjeira, o papa-taioca, o xexéu, o tucano verdadeiro, a patativa, o canário-da-terra entre outros. Um dos pontos mais visitados dentro da reserva é a Cachoeira do Bulha D'água que tem 10 metros de altura, chamada também de Bica de Tamandaré.


APA Costa dos Corais foi criada em Outubro de 1997 e abrange os Estados de Alagoas e Pernambuco. Sua extensão aproximada de 135 Km cobre uma área de 413.563 hectares desde Maceió até Tamandaré, se tornando a maior unidade de conservação marinha no Brasil. Também criada no mesmo ano a APA de Guadalupe compreende uma área continental e marítima de 44.799 hectares e cobre parte dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros. A APA tem como objetivo conservar e proteger os recursos naturais, hidrícos e a rica biodiversidade ambiental, promovendo um desenvolvimento sustentável. Diferentemente de reservas e parques ambientais, as APA's permitem dentro de suas áreas as atividades realizadas de forma ambientalmente sustentável, a exemplo de pesca, agricultura, turismo ou outra atividade desenvolvida que não promova danos aos ecossistemas protegidos. 

A Praia dos Carneiros nos oferece aquele visual encantador de praia quase virgem, pois, preserva ainda em alguns trechos as mesmas paisagens de décadas passadas, com seu extenso coqueiral, manguezal, recifes de corais que formam piscinas naturais de águas mornas. E para completar ainda dispõe de uma charmosa edificação centenária localizada à beira mar. Construída em 1910 é o cartão postal e monumento ícone da Praia dos Carneiros, seu nome real é Igreja de São Benedito, porém é carinhosamente chamada de Igrejinha de Carneiros. Na região é possível fazer passeio às piscinas naturais de catamarã, passeio pelo Rio Arikindá e conhecer também o banho de lama (argila), que é ótimo para a pele. 




Porém, em Tamandaré também a história está muito presente e remonta ao período das invasões Holandesas em Pernambuco e das batalhas entre Portugal e Holanda pelo domínio dessa região. Prova disso é o lindo e preservado Forte de Santo Inácio, que data de 1645 segundo historiadores. Recentemente reinaugurado o forte passou por um processo de reforma e revitalização e hoje se enontra aberto ao público. Na sua frente se encontra o também valioso Farol de Santo Inácio. Outro local de interesse histórico é o Marco do Reduto, que foi erguido para lembrar a Batalha do Reduto ocorrido em Fevereiro de 1633, no período da segunda das invasões Holandesas quando alguns poucos homens lutaram contra aproximadamente 600 holandeses. Este monumento foi erguido no início do Século XX pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. 

Devido ao crescimento do turismo têm surgido opções de hospedagem em Tamandaré e Carneiros que satisfazem aos mais variados estilos de turistas. Visitamos As Coloridas Beach Residence um agradável e charmoso local à beira mar na Praia dos Carneiros. Durante esse período da Pandemia todos os cuidados estão sendo tomados e colocados em prática de forma a proporcionar uma hospedagem segura aos visitantes e também ao grupo dos funcionários e colaboradores do estabalecimento. Na recepção é realizada higienização dos hóspedes e de seus pertences, é aferida a temperatura.




Também é disponibilizado aos hóspedes máscaras para serem usadas em toda área da pousada, sendo permitido apenas retirar a máscara quando o hóspede estiver dentro de sua acomodação. As mesas do restaurante e bar obedecem ao distanciamento seguro e todas são higienizadas ao final de uso de cada cliente. O elevador teve sua carga reduzida e apenas os hóspedes do mesmo grupo familiar podem utilizar ao mesmo tempo, os locais de acesso e circulação possuem alcóol em gel para que todos façam a higienização. Os apartamentos são devidamente limpos e higienizados com todo cuidado e a equipe de camareira utilizam equipamentos de proteção e higienização de forma a oferecer uma acomodação segura no quesito limpeza. 



Mas, em Tamandaré existem outras belas praias como a Praia das Campas, Pontal do Lira, Boca da Barra e a Praia de Tamandaré, onde é possível realizar uma série de atividades de lazer e turismo, como mergulho, passeio de barco, trilhas ecológicas ou simplesmente praticar o ócio em qualquer sombra de coqueiro à beira mar e de frente à águas mornas para desfrutar de um banho refrescante e relaxante. Então não perca tempo e venha conhecer e se encantar com as maravilhas em Tamandaré e Carneiros, realizando passeios de forma segura e saudável. 

CONTATOS: 

Reservas: (81) 99190-9535
Instagram : @ascoloridas 
Site : www.ascoloridas.com.br

Texto: Horácio Abiahy
Fotos : Evaldo Parreira

SHARE THIS

Author:

0 comentários: