quinta-feira, 31 de maio de 2018

BIENAL DO IBIRAPUERA


Prédio Bienal Parque Ibirapuera. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Um dos espaços para eventos mais conhecidos no Parque Ibirapuera é o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal. Sob administração da Fundação Bienal, o prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e funciona desde 1957. Sua localização é próxima ao Museu de Arte Moderna (MAM) e à Oca.

O local recebe grandes eventos como os desfiles da São Paulo Fashion Week (maior evento de moda da América Latina) e a Bienal de Arte, que completou 60 anos de exposições em 2013 realizando o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais. O prédio possui três andares, com estrutura de vidro e concreto.

O térreo, com seu alto pé direito, abriga eventos maiores e exposições, com uma forte sensação de contato com a natureza causada pelos vidros que abrem a visão ao parque. É a linha de acesso do resto do prédio com a marquise e demais pontos. O mezanino do pavilhão recebe jantares e eventos mais intimistas, com cozinha e bar. Os pavimentos modulares são livres de divisórias, facilitando a montagem de vários espaços dentro de um mesmo andar.

Entre os andares é possível ter a visão dos outros, através de guarda-corpos sinuosos que conferem uma estética diferenciada e moderna à estrutura. Essa composição cria um vão central que é utilizado para montagens diferenciadas de obras, por exemplo.

Além disso, o pavilhão comporta um pequeno espaço livre e um auditório em seu subsolo, conhecido como Porão das Artes. Apresentações, cursos e workshops acontecem no local, para criar um ambiente mais aconchegante.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: