sexta-feira, 1 de junho de 2018

Compras em São Paulo

Rua Oscar Freire. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Compras

A cidade de São Paulo é o paraíso de todos os tipos de compradores – dos que precisam de algum item específico ou simplesmente adoram comprar até os milhares de revendedores que desembarcam diariamente na capital paulista. Das grifes internacionais da Oscar Freire à Rua 25 de Março, a capital oferece uma enorme oferta comercial comparável às grandes metrópoles globais.

São Paulo tem mais de 70 shoppings espalhados por toda a cidade que são verdadeiros templos de compras e diversão. É um programa para o dia inteiro ou até vários dias, já que a maioria tem ótimas praças de alimentação, cinemas, teatros, academias de ginástica, atrações para a criançada e exposições. Há shoppings até em estações do metrô, como o Santa Cruz e o Tatuapé, que facilitam o acesso e já fazem parte do caminho diário de muitos moradores. Além disso, foi em São Paulo que aconteceu a inauguração do primeiro em território nacional: o Iguatemi, no bairro do Itaim, inaugurado em 1966, com lojas luxuosas.

Para quem prefere lojas de rua, achar o que precisa é rápido e fácil para paulistanos e visitantes nas ruas de comércio especializado, que concentram pontos de venda de produtos específicos que vão de artigos de couro ou discos raros até antiguidades. Nos três principais centros de comércio popular: Brás, Bom Retiro e Rua Vinte e Cinco de Março, que é o maior shopping a céu aberto da América Latina, também é possível encontrar de tudo a preços acessíveis. No Itaim, especialmente ao longo da Rua João Cachoeira, e em Moema, na Rua Bem-Te-Vi, ficam algumas pontas de estoque de alto nível. Entre as mais requintadas, a mais famosa e luxuosa é a Oscar Freire, nos Jardins, com grifes como Ellus, Mont Blanc, Melissa, Carmin e muitas outras.

Outro grande diferencial paulistano são as feiras de artesanato e antiguidades, que oferecem desde os artigos mais procurados até os mais inusitados. De artes e artesanato, as mais famosas da capital paulista são a da Praça da República e da Praça da Liberdade. A mais frequentada delas, no entanto, é a da Benedito Calixto, que também possui antiguidades e outras curiosidades bem diferentes. Outra opção é a Feira de Antiguidades do MASP, na Avenida Paulista.

O mundo da decoração e do design também não fica atrás. Há shoppings centers voltados exclusivamente para a casa e lojas de fábrica de móveis, dos mais rústicos aos moderninhos. Muitas ficam na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Na paralela, Cardeal Arcoverde, estão as lojas de móveis antigos. E nas Marginais do Tietê e Pinheiros, funcionam megalojas de materiais de construção.
Compras por região

Centro
Rua Oscar Freire. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.


O centro da cidade tem como principal característica o comércio popular. A Rua 25 de Março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de roupas, artesanato e até fantasias de carnaval. O Mercado Municipal, bem ao lado, é parada obrigatória para comprar temperos, comidas e bebidas. Nas imediações da Rua José Paulino, no Bom Retiro, e região do Brás imperam as vendas de roupas. A Rua São Caetano, tradicionalmente conhecida como Rua das Noivas, é inteira dedicada aos vestidos e acessórios de casamento. Para quem procura materiais elétricos, eletrônicos e acessórios para carro, pode ir direto à Rua Santa Ifigênia.

Paulista e Jardins

Na Oscar Freire, Alameda Lorena e Rua Bela Cintra, concentram-se as lojas de grifes nacionais e internacionais. Na Rua Augusta, o comércio é mais variado. Na altura do número 2.690 está a Galeria Ouro Fino, que dispõe de lojas descoladas, brechós e de grifes alternativas.

Shopping Paulista. Foto: Divulgação.

Os shoppings também estão por ali. O Paulista fica ao lado da estação Paraíso e o Frei Caneca a algumas quadras da Consolação. O Pátio Higienópolis, por sua vez, é conhecido pelas lojas chiques. As feirinhas de fim de semana do Masp e a do Shopping Center 3, na Avenida Paulista, também têm boas opções de compras.

Pinheiros e Vila Madalena

Shopping Iguatemi. Foto: divulgação.

Na Vila Madalena concentram-se ateliês de estilistas de roupas e de artistas plásticos. As lojas descoladas também são características da região. Na Praça Benedito Calixto estão as que vendem objetos de decoração. Aos sábados, a praça abriga uma feira de artesanato. Na zona Oeste há ainda uma infinidade de shoppings: West Plaza, Iguatemi, Eldorado, Butantã. Já plantas e hortifrutigranjeiros frescos estão sempre à disposição no CEAGESP. No bairro de Pinheiros, as lojas de móveis predominam. Na Rua Teodoro Sampaio são vendidos sofás, camas, cadeiras e objetos de decoração novos. Paralela, está a Rua Cardeal Arcoverde, onde os móveis e objetos antigos dão o tom das vitrines. O bairro da Lapa concentra o comércio mais popular, com lojas de roupas e calçados. No Mercado do bairro, não faltam artigos típicos do nordeste, frutas e legumes.

Moema e Morumbi

Loja Daslu. Foto: divulgação.

Bem perto de Congonhas está o bairro de Moema, onde há lojas de ponta de estoque de roupas e sapatos imperdíveis e um dos maiores shopping centers da cidade, o Ibirapuera. Outros paraísos de compras na zona sul da cidade são os shoppings Morumbi e Market Place, conhecido por suas excelentes salas de cinema. Já o shopping D&D, na Marginal Pinheiros, é totalmente voltado para a decoração. Para aquisições ainda mais sofisticadas, há a Daslu, uma loja de departamentos muito chique que vende grifes nacionais e internacionais e o Shopping Cidade Jardim.

Santana e Vila Guilherme

Shopping Center Norte. Foto: divulgação.

Localizado em uma região privilegiada, ao lado da Marginal Tietê, o shopping Center Norte apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade. Ao lado, está o Lar Center, lugar certo para comprar móveis e artigos de decoração. Os shoppings D, Santana Parque e Metrô Tucuruvi também fazem parte do roteiro de compras. Para quem procura grandes lojas de calçados, é bom reservar algumas horas do dia para visitar a Jorge Alex, que oferece um mundo de opções. Roupas de grife também podem ser encontradas na Rua Pedro Doll e ao longo da Rua Voluntários da Pátria impera o comércio popular.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: