quarta-feira, 30 de maio de 2018

EDIFÍCIO MATARAZZO

Edificio Matarazzo. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.


Localizado no Vale do Anhangabaú junto ao Viaduto do Chá, centro de São Paulo, o Edifício Matarazzo é um dos cartões-postais da cidade e sede administrativa da Prefeitura Municipal desde 2004.

Conhecido como “Banespinha” – por ter sido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003 – ou Palácio do Anhangabaú, o prédio foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini, e aberto no final da década de 1930.

A construção tem este nome porque foi propriedade do empresário Francisco Matarazzo Júnior, e foi sede de uma das indústrias da família no local, até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi. O edifício foi cedido à Prefeitura de São Paulo depois da renegociação da dívida da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, em 2004, quando passou a abrigar a sede da administração municipal.

O edifício tem 14 andares e, no terraço, há um jardim com mais de 400 espécies vegetais e um pequeno lago com carpas, o que deixa o visual do prédio diferente dos demais.

Com um estilo que lembra os edifícios italianos da década de 30, Piacentini, que também era conhecido como o “arquiteto de Mussolini”, incorporou ao edifício algumas das características da arquitetura neoclássica, como a grandiosidade e a imponência. No hall de entrada, as paredes são revestidas em mármore travertino, dando uma aparência luxuosa ao local. Eventualmente, há exposições de obras de arte neste espaço.

É possível conhecer o interior do edifício e jardim suspenso através de visitas monitoradas. Clique aqui para mais informações.

Serviços:

End.: Viaduto do Chá, 15
Anhangabaú – Centro – São Paulo.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: