quarta-feira, 30 de maio de 2018

INSTITUTO BUTANTAN

Instituto Butantan. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.


Fundado em 1901 como Instituto Serunterápico do Estado de São Paulo, o Instituto Butantan não só é um importante ponto turístico da capital, com atividades para pessoas de todas as idades, como também é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, produzindo mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil.

Sua história teve início em 1899, quando o governo de São Paulo adquiriu a fazenda Butantan para construir um laboratório de produção de soro, devido a um surto de peste bubônica. Quando o local se estabeleceu como instituição, seu primeiro diretor, Vital Brazil, passou a, além de manter a produção de soros e vacinas, desenvolver pesquisas. A partir daí, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido.

O Butantan conta com quatro museus com visitas monitoradas (as visitas devem ser previamente agendadas aqui):

– Museu Biológico, que funciona desde 1966 como uma das principais atrações do Instituto, apresenta uma exposição com cerca de 90 animais vivos, dos tipos mais exóticos, como aranhas, escorpiões, diversas espécies de serpentes (venenosas e não-venenosas), lagartos e anfíbios, em ambientes que recriam seu habitat natural. Há ainda uma estação multimídia para consulta sobre as serpentes brasileiras;

Instituto Butantan. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

– Museu de Microbiologia, inaugurado em 2002 com o objetivo de ensinar sobre a ciência dos microorganismos, possui um auditório (onde acontecem palestras e filmes), uma exposição interativa de longa duração, onde é possível ver, através de microscópios, alguns organismos vivos, além de apresentar modelos de bactérias e vírus e um moderno laboratório, equipado com aparelhos que permitem ao visitante fazer experiências científicas – físicas e químicas – e estudar fungos, bactérias e o DNA;

Instituto Butantan. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

– Museu da saúde pública “Emílio Ribas”, no Butantan desde 2010 e lar de um dos mais importantes acervos documentais da saúde do Brasil, proporciona ao público contato com documentos de texto e audiovisuais e objetos importantes referentes à história da saúde;

– Museu Histórico, que visa à pesquisa, preservação e divulgação da história da ciência e da saúde dentro do Instituto. Instalado em uma antiga cocheira, desde 1981, apresenta uma exposição de objetos dos laboratórios de pesquisa e conta com atividades educativas.

Instituto Butantan. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

O Instituto possui uma biblioteca com um acervo de mais de 10 mil livros, entre teses, dissertações e obras raras, principalmente sobre saúde, bioquímica e microbiologia e abriga o Hospital Vital Brasil, que atende 24h por dia e oferece tratamento gratuito para pessoas picadas por animais peçonhentos (especialidade do local).

Além destes, há o Serpentário, atrativo mais procurado, adorado principalmente pelas crianças. Funciona como local de manutenção dos animais e é aberto à visitação, oferecendo a atividade “Mão na Cobra só no Butantan”, onde pesquisadores levam algumas serpentes para serem manipuladas pelo público e ensinam algumas noções básicas de primeiros socorros.

Instituto Butantan. Serpentário. Foto: Jose Cordeiro/SPturis.

Serviços : 

End.: Av. Vital Brasil, 1.500
Butantã – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30.
Tel.: (11) 2627-9300.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: