quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DO RELÓGIO


Fundado em 1975, o Museu do Relógio ficou um período fechado para reforma e ampliação e foi reaberto para visitação no final de outubro de 2011. No início, o local tinha somente peças da coleção pessoal do fundador da empresa de relógios DIMEP, o professor Dimas de Melo Pimenta.

Atualmente, o acervo possui mais de 600 peças que contam boa parte da história evolutiva dos relógios no mundo e é composto também por exemplares provenientes de doações de diversos admiradores deste objeto.


Lá estão em exposição desde os primeiros relógios de ponto utilizados no Brasil, antigos relógios “cuco” alemães do século 17, passando por ampulhetas e até mesmo uma régua egípcia usada para a marcação de tempo há mais de dois mil anos.

Antes de agendar a visita é possível fazer um tour virtual pelo museu por meio do site da empresa, que possui imagens da área interna do local com a ficha técnica de alguns dos modelos expostos. A página oferece, ainda, uma linha do tempo para que o visitante possa conhecer fatos importantes e curiosidades sobre os relógios ao longo do tempo.

Além da reabertura do museu, em novembro foi lançado o livro “Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta”, que traz diversas histórias sobre os 36 anos de funcionamento desse lugar que guarda a memória do tempo.


Serviço:



End.: Avenida Mofarrej, 840
Vila Leopoldina – zona Oeste - São Paulo.
Horário: de segunda a sexta, e todo último sábado de cada mês, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Visitas somente com agendamento. O museu não abre nos feriados nem em vésperas de feriado.
Tel.: (11) 3646-4000.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: