quinta-feira, 31 de maio de 2018

AUTÓDROMO DE INTERLAGOS


O Autódromo José Carlos Pace – mais conhecido como Autódromo de Interlagos – está no imaginário de muita gente, especialmente aqueles que gostam de automobilismo. Nesta pista já passaram pilotos das principais categorias mundiais, além de provas de esportes a motor, corridas de pedestre, shows e outros eventos.
Você sabia?

Que o circuito paulistano passou por uma etapa de reformas entre 2014 e 2016, consolidando-se como uma das melhores pistas de automobilismo do mundo?

O Autódromo completou 76 anos em 2016, trazendo na bagagem momentos históricos do automobilismo brasileiro e mundial. No dia 12 de maio de 1940, nascia um dos principais circuitos da América Latina, que passou a receber categorias nacionais e internacionais, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e eventos diversos.


Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui etapas de motovelocidade, como a Super Bike. Na pista auxiliar, que fazia parte do antigo traçado, continuam atividades e treinos de escolas de pilotagem, testes de montadoras e provas de arrancada no novo trecho recentemente reformado.

Além disso, o Kartódromo Ayrton Senna também passou por melhorias e voltou a ser palco de disputas para pilotos novos no kart já no início de 2015. Nos demais espaços, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movimento o ano todo.
Breve histórico

Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infraestrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimentos. O primeiro projeto começou a ser desenhado em meados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista. Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que significa “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.

Com área total de cerca de 1 milhão de metros quadrados, o Autódromo é atualmente administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).

SHARE THIS

Author:

0 comentários: