quinta-feira, 31 de maio de 2018

AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/SP Turis.

A avenida mais badalada da cidade concentra tudo o que há de melhor em São Paulo. Nela é possível visitar museus e centros culturais, encontrar um parque em meio a grandes arranhas-céus, conferir lançamentos em livrarias, curtir o happy hour em um de seus diversos bares, aproveitar a noite em casas noturnas, assistir a espetáculos teatrais e sessões de cinema dos mais variados estilos de produção, e fazer compras: tudo em um só lugar!

Mesmo com toda a agitação, a Avenida Paulista permite o contato com a natureza: o Parque Trianon oferece bancos, espaços para caminhada e eventuais apresentações culturais, como shows, encontros para debates e pequenas peças de teatro, para descontração em meio à flora remanescente da Mata Atlântica. Outra opção interessante é o Parque Mário Covas, onde está localizada a Central de Informação Turística – CIT.

Para quem prefere uma imersão de cultura, vale a pena visitar o Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand – MASP. Seu acervo fixo possui diversas obras significativas da arte ocidental dos países latinos, sem contar as exposições itinerantes de diversos artistas do mundo. Aos domingos, o vão livre recebe uma grande feira de artesanato. Para um apreciador de literatura, a dica é visitar a Casa das Rosas, um centro cultural dedicado à poesia, cujo projeto arquitetônico data de 1928, elaborado por Ramos de Azevedo. Continuando o roteiro, é possível ainda conferir a ampla programação de exposições do Itaú Cultural.

Para os apreciadores de livros e revistas nacionais e internacionais, a Livraria Cultura e a FNAC oferecem as novidades da literatura em vários idiomas.

Se a ideia é se divertir ou se emocionar assistindo a um espetáculo teatral, as melhores opções são os teatros Gazeta e Renaissance, localizados no Trianon e na Consolação.

Para compras, as sugestões são os shoppings Center 3 e Pátio Paulista, bem como as diversas lojas espalhadas ao longo da avenida.

Ao longo da Avenida Paulista ocorrem muitas feirinhas. Aos domingos à tarde, o shopping Center 3 abriga uma feirinha de artigos têxteis. Durante a noite, o artesanato toma conta da calçada da Avenida Paulista, próximo ao cruzamento com a rua Augusta.

Para os que curtem um bom cinema de rua, além de opções como o Reserva Cultural e o Espaço Itaú de Cinema, respectivamente, no prédio da Gazeta e na Rua Augusta, há como opção o Cinema Caixa Belas Artes, um dos cinemas mais antigos de São Paulo – inaugurado em 1967 –, que esteve com suas portas baixadas há mais de três anos.

Com ingressos custando R$ 10 às segundas-feiras, o Caixa Belas Artes foi reaberto em 19 de julho de 2014 e tem, em cartaz, clássicos e filmes fora do mercado comercial. Conta com seis salas batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

Sua programação tem, a partir de 15 de agosto, em todas as terceiras sextas-feiras, o “Noitão”: uma maratona de filmes que começa à 0h de sábado e vai até às 6h da manhã. Três filmes serão exibidos e, entre eles, haverá intervalos. Além do sorteio de brindes, os cinéfilos podem tomar um café da manhã ao final da maratona.

Quando a noite chegar o ideal é ficar na Rua Augusta e aproveitar ao menos uma das inúmeras opções de entretenimento, como o tradicional bar Ibotirama e a casa noturna Beco 203, entre tantas outras que tocam desde o rock clássico à música eletrônica. Outra opção é dar risadas no Comedians Comedy Club, um bar que tem, todas as noites, apresentações com os melhores comediantes de stand-up da atualidade.

E para finalizar, basta recarregar as energias na padaria Bella Paulista, na Rua Haddock Lobo, paralela à Rua Augusta, que funciona 24 horas e possui um cardápio variado.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: