quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU AFRO BRASIL

Fachada do Museu Afro Brasil. Foto: Jose Cordeiro/SPTURIS

O Museu Afro Brasil foi fundado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo com mais de cinco mil obras, produzidas desde o século XV, representando a cultura africana e afro-brasileira. O museu fica no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, um dos edifícios integrantes do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950.

Fachada do Museu Afro Brasil. Foto: Jose Cordeiro/SPTURIS

Com pinturas, esculturas, gravuras, documentos, fotografias e peças etnológicas, o local abarca traços das diversas representações da cultura africana e afro-brasileira, na perspectiva de autores nacionais e internacionais. As obras abordam temas como religião, trabalho, arte, história e escravidão do povo. O curador e artista plástico Emanoel Araujo foi responsável pela doação de mais de duas mil obras do acervo.

O espaço abriga ainda a Biblioteca Carolina Maria de Jesus com aproximadamente 6.800 publicações, com uma coletânea especial de obras raras sobre tráfico atlântico e abolição da escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. Dentre elas, 20 obras estão disponíveis para download no site da instituição. Além da biblioteca existe também o Teatro Ruth de Souza, com capacidade para 150 pessoas.

Fachada do Museu Afro Brasil. Foto: Jose Cordeiro/SPTURIS
O museu mantém o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende às pessoas com deficiência. Para esse público, é possível agendar visitas guiadas, além de disponibilizar recursos sem marcação prévia. Existem vagas de estacionamento reservadas, além de intérpretes de Libras, rampas acessíveis e espaços adaptados, material informativo em braile e alto contraste, entre outros.

Fachada do Museu Afro Brasil. Foto: Jose Cordeiro/SPTURIS

A programação do Museu Afro Brasil é ocupada com exposições de longa duração, como a “África: Diversidade e Permanência”, temporárias e atividades educativas periódicas. O visitante poderá aproveitar também a loja de produtos com temática africana.

Serviço:


Av. Pedro Álvares Cabral s/n
Parque Ibirapuera - Vila Mariana - Região Sul
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h.
Entrada: R$ 6. Grátis às quintas e aos sábados.
Tel.: (11) 3320-8900.


SHARE THIS

Author:

0 comentários: