quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSEU DA CASA BRASILEIRA - MCB


Quem passa pelo cruzamento das Avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, na zona Oeste de São Paulo, se depara com uma construção emblemática e histórica: o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Dedicado à temática da morada brasileira, a partir dos pilares da arquitetura e do designer, o espaço se tornou referência nacional e internacional e é responsável pela criação do Prêmio Design MCB, que incentiva a produção brasileira no segmento e o Projeto Casas do Brasil, que busca o resgate e a preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.

Museu da Casa Brasileira. Foto: Jose Cordeiro/SPturis.

Além das mostras temporárias, a instituição oferece duas de longa duração: Coleção MCB, com móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, que mostra o antigo uso residencial do museu, a partir da trajetória dos moradores originais, como o casal Renata Crespi e Fábio Prado.

Os interessados ainda podem navegar pelo acervo cultural do museu na versão digital. Acesse aqui “Equipamentos da Casa Brasileira, Usos e Costumes – Arquivo Ernani Silva Bruno” e pela ferramenta “pesquisar” veja alguns dos 28 mil arquivos que compõem o acervo, desde relatos de viajantes e literatura ficcional, até inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira.

O Museu possui uma área verde de mais de seis mil metros quadrados, com plantas e árvores nativas e exóticas. O espaço também recebe intervenções artísticas para apreciação do público.

Desde 2013, os visitantes também possuem a facilidade de comer no restaurante Santinho, que funciona sob a chancela do grupo Capim Santo e oferece buffet de almoço, de terça a domingo, e pratos à la carte. O cardápio é diversificado, com opções de lanches, petiscos, quiches e saladas, além do “menu do dia”, com duas opções de entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Serviços:


End.: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705
Jardim Paulistano – Zona Oeste – São Paulo
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Preço: R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia-entrada).
Gratuito aos sábados, domingos e feriados.
Tel.: (11) 3032-3727 / 3032-2564.
Atrativo turístico acessível: clique aqui e confira os recursos de acessibilidade disponíveis.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: