quarta-feira, 30 de maio de 2018

PARQUE DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA USP - CIENTEC



O CienTec-USP, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, é uma instituição que oferece entretenimento educativo para crianças, jovens e adultos. Por meio de diferentes passeios, demonstrações e experiências, a ciência e a tecnologia ficam muito mais próximas do visitante.

Os programas educacionais orientados e o ambiente circundado por Mata Atlântica proporcionam aos visitantes uma alternativa moderna para o aprendizado da ciência, da tecnologia e da cultura humanística em geral.

O local recebe grupos escolares agendados e possui atividades compatíveis com cada faixa etária. Grupos espontâneos também são bem-vindos ao parque, sem necessidade de agendamento.

O Parque da Ciência e Tecnologia da USP situa-se dentro de uma importante área de preservação ambiental, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, criado com o objetivo de ampliar a interação entre a universidade e a população.



Algumas das atividades no Parque CienTec são:

– Astronomia, geofísica e meteorologia

O Parque CienTec ocupa o antigo campus do Instituto Astronômico e Geofísico, construído na década de 1930 e depois incorporado à USP. Esta origem deixou como herança algumas das atividades de astronomia, geofísica e meteorologia, hoje oferecidas ao público.

– Alameda Solar

A Alameda Solar é uma instalação ao ar livre, entre a portaria principal do Parque CienTec e o Planetário. Esta representação artística do Sol, planetas e satélites contém informações científicas selecionadas sobre cada um destes corpos celestes.



– Planetário

O Parque CienTec conta com planetário digital, instalado em uma sala com cinquenta lugares, sendo dois deles para pessoas com necessidades especiais. Em sua programação, o Planetário tem projeções importadas traduzidas para o português, além de produções próprias.

– Observações astronômicas

O Parque CienTec oferece observações astronômicas noturnas às quartas-feiras à noite, em luneta Zeiss e em telescópios portáteis modernos, acompanhadas por astrônomo. Durante o dia, o Parque oferece observações de manchas solares em equipamentos portáteis e na luneta Zeiss.

– Nave virtual Mário Schemberg

No CienTec é possível realizar uma aventura em uma nave espacial virtual, atividade especialmente voltada para o público infantil. Os pilotos controlam a nave em estações de comando, enquanto observam projeções 3D de filmes e jogos interativos.

– Gruta Digital

Gruta Digital é uma sala de projeção 3D, que proporciona sensação de imersão, com filmes voltados principalmente à astronomia.

– Geofísica

No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. Lá, é possível conhecer a estrutura interna do planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias.

– Meteorologia

A estação meteorológica mais antiga em atividade no Estado de São Paulo está localizada no Parque CienTec. Lá, os visitantes entram em contato com a meteorologia e conhecem um importante acervo de equipamento e registros históricos.

– Fontes do Ipiranga

Algumas das nascentes do Riacho do Ipiranga estão na área de mata do Parque CienTec e abastecem um lago artificial, na área do mesmo. Esta riqueza permite discutir o ciclo da água e a importância da qualidade desta e de seu uso racional.

– Trilhas ecológicas

Nas trilhas na mata do CienTec, os visitantes podem conhecer a biodiversidade local e muito mais.

– Exposição de Matemática

A Exposição Interativa de Matemática do Parque CienTec é uma réplica da exposição francesa Maths 2000, com cerca de cem experimentos interativos, que exploram os fundamentos da matemática com abordagens para todas as idades.

– Laboratório de óptica
No CienTec você faz fotografias usando apenas uma lata furada e papel fotográfico. Além dos conceitos de óptica e fotografia, são apresentados experimentos sobre o funcionamento do olho humano.

– Energias alternativas
O CienTec tem um parque de equipamentos interativos para demonstrar a conversão de energia solar, eólica, hidráulica e mecânica em energia elétrica e calor.

– Princípios de física

O Parque CienTec conta com mais de quarenta aparatos interativos para demonstrações de princípios física, que são operados pelos visitantes acompanhados pelos mediadores. Os aparelhos maiores, como o giroscópio humano e a concha acústica, estão distribuídos pelos jardins do CienTec. Os menores, apelidados de brinquedos de física, estão concentrados em um prédio próprio.

Para mais informações e agendamento, entre em contato pelo telefone: (11) 5077-6312.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: