quinta-feira, 31 de maio de 2018

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS

Solar da Marquesa. Foto: Jefferson Pancieri/ SPTuris.

O prédio do Solar da Marquesa, no centro da cidade de São Paulo, é uma grande relíquia do século XVIII, considerado um exemplo de arquitetura urbana da época. Dona Maria Domitila de Castro e Mello, a conhecida marquesa de Santos, entrou para a história do país como amante do imperador Dom Pedro I e para a história de São Paulo, em 1834, ao comprar este grande sobrado aristocrata no coração da cidade.

O período em que ela ocupou o local foi marcado por saraus e bailes de máscaras. O prédio, que hoje abriga a sede do museu da cidade de São Paulo, era conhecido e lembrado ainda pelos inúmeros cigarros que Dona Maria Domitila costumava fumar na janela.

Ao visitar o Solar, é possível encontrar utensílios domésticos, parte do mobiliário e até mesmo a banheira utilizada pela marquesa. Após sua morte, em 1867, o local foi modificado e ganhou uma sacada mais neoclássica, que o caracteriza até hoje. Os visitantes podem conferir ainda um vasto acervo iconográfico, que conta com negativos e fotografias da São Paulo antiga.

O Solar da Marquesa fica ao lado do Pateo do Collegio. Não deixe de conferir, é uma viagem ao passado do país e da capital paulista.

Serviço:


End.: Rua Roberto Simonsen, 136
Centro – São Paulo (próximo ao metrô Sé).
Tel.: (11) 3105-6118.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: