quinta-feira, 31 de maio de 2018

VIVEIRO MANEQUINHO LOPES


Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o Viveiro Manequinho Lopes é um ótimo lugar para quem quer conhecer um pouco mais sobre a natureza e sua diversidade.

Dedicado à produção de herbáceas e arbustivas, é um dos três viveiros que constituem o DEPAVE-2 (Divisão Técnica de Produção e Arborização), que tem como função principal a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas municipais, bem como promover a arborização e o ajardinamento.
O Viveiro Manequinho Lopes possui coleções vivas de espécies vegetais com um acervo composto por cerca de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico.

O local abrange:

– 10 estufas (casas de vegetação).
– 97 estufins (canteiros suspensos).
– 3 telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento).
– 39 quadras entre quadras de matrizes e de estoque de mudas, prontas para o fornecimento aos órgãos públicos municipais.

História do Viveiro Manequinho Lopes

Grande conhecedor da área do Ibirapuera, Manoel Lopes de Oliveira Filho (diretor da Divisão de Matas, Parques e Jardins) quem teve a ideia de implantar o viveiro, contando com a ajuda de Arthur Etzel (chefe da Subdivisão de Parques e Jardins) e de Erwin Burckhardt (chefe viveirista). O terreno era pantanoso e, para resolver este problema, Manoel, que tinha o apelido de Manequinho Lopes, plantou muitos eucaliptos australianos no local para a eliminação do excesso de umidade do solo.

Depois, deu início ao plantio de espécies destinadas ao embelezamento das ruas, parques e jardins de toda a cidade: árvores nativas e árvores exóticas como pau-ferro, ipê, pau-brasil, pau-jacaré, tipuana, flamboyant, sibipiruna, bem como o cultivo de arbustos, trepadeiras e flores.

Em 1938, Manequinho ficou doente e faleceu. Para homenageá-lo, o prefeito deu o nome de Viveiro Manequinho Lopes para o viveiro municipal. Arthur Etzel, filho de Antonio Etzel (administrador do Jardim Público-Luz), se tornou o novo chefe do Viveiro e trabalhou no Ibirapuera em diferentes funções por mais de 50 anos. Em 1993, o Viveiro Manequinho Lopes foi restaurado e Burle Marx fez um novo projeto para o viveiro, valorizando o verde. Depois de revitalizado, foi reentregue à população no dia 24 de março de 1994.

Serviço:


End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 7A
Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Local: Parque Ibirapuera.
Tel.: (11) 3887–6761.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: